terça-feira, novembro 18



 O 1º SIMPÓSIO 200 ANOS DE HISTÓRIA DE MÍDIA NO NORDESTE tem como objetivo promover um amplo debate acerca do papel da mídia na constituição histórica da região Nordeste. O Simpósio - que reunirá importantes pesquisadores do campo da história da mídia do país - inicia um projeto de implantação do Núcleo de História da Mídia do Nordeste, que pretende contribuir com o aprofundamento da reflexão sobre o tema, articulando instituições e pesquisadores envolvidos com a temática.

Os debates envolvem temáticas como: Memória, História e Mídia; Imprensa e Práticas de Poder; Os regimes de exceção e o exercício do jornalismo; Publicidade como espaço de memória e história; O Rádio e o cotidiano das cidades; Televisão, Memória e História; O cinema e a invenção do Nordeste; Biografias: entre a história e o jornalismo.

A conferência de encerramento contará com a presença do historiador inglês, Peter Burke, que abordará o tema 'O jornalismo na história', às 19 horas do dia 28 de novembro. 


Mais informações no site do evento!

sexta-feira, novembro 14

I Encontro Libertário: Anarquismo e Movimentos Sociais



De 08 a 11 de dezembro, nós da Organização Resistência Libertária (ORL) estaremos realizando em Fortaleza o I Encontro Libertário: Anarquismo e Movimentos Sociais. O Encontro contará com a participação de militantes de organizações políticas anarquistas de várias cidades do país, militantes de movimentos sociais, pesquisadores e simpatizantes. Com esta iniciativa pretendemos criar um espaço para a troca de experiências e metodologias entre aqueles que atuam no sentido da construção de idéias e formas concretas de luta anticapitalista numa perspectiva libertária.

Serão quatro dias de oficinas, debates, discussões, palestras, exposições, atividades culturais e encontros informais em torno de temas como anarquismo social, educação libertária, mídias independentes, movimentos semteto e luta pela moradia, ecologia social, movimento estudantil, organização libertária, resistência étnica, luta anticapitalista, etc.

Acreditamos que a luta anticapitalista só pode avançar de forma conseqüente e duradoura se assumir radicalidade e dimensões sociais cada vez mais amplas. Neste sentido, pensamos que o anarquismo deve colocar-se como um elemento inserido e a serviço das lutas sociais, estimulando a autonomia, a ação direta, a combatividade e a democracia direta. Esta inserção não deve buscar de forma alguma dirigir ou submeter as lutas a interesses particulares, mas contribuir para que ultrapassem as reivindicações imediatas e assumam um caráter libertário, revolucionário e de superação da sociedade capitalista.

Convidamos a todos e todas a participarem desse momento de encontro e conhecimento coletivo, e que possamos somar esforços e seguir dando passos mais longos e mais firmes no sentido de pensar e construir concretamente experiências de organização e de luta que se coloquem numa perspectiva libertária e anticapitalista.

Os grandes só são grandes porque estamos de joelhos. Levantemo-nos!

Organização Resistência Libertária


Para saber mais sobre o encontro, visite o site oficial!

segunda-feira, novembro 10

Outra História - Campanha de doação de livros

*clique para ampliar*

A Casa da Anpuh começa agora a campanha Outra História de doação de livros científicos. O objetivo da campanha é trazer ao alcance de todos livros de História dos mais variados, garantindo que artigos e teses sejam disseminados e enriqueçam o mundo acadêmico. 

Se você é acadêmico de História (ou mesmo outras áreas) e tiver livros publicados seus ou de outros, doe-os à Casa da Anpuh e ajude-nos a promover uma preciosa troca de conhecimentos ao mesmo tempo em que construímos o XXV Simpósio Nacional de História! Participe! Vá a Casa da Anpuh e doe seus livros!

quinta-feira, novembro 6

João Pedro Stédile no Sindicato dos Comerciários

João Pedro Stédile estará dia 12, quarta-feira, em Fortaleza dando a palestra "Que humanidade queremos ser? Um debate anti-capitalista de enfrentamento à crise mundial." A palestra inicia-se às 19h30min no Sindicato dos Comerciários (av. Tristão Gonçalves, 803, Centro).
 

terça-feira, novembro 4

Casa da Anpuh promove novo curso, sobre os Trabalhadores na História dos EUA


A Casa da Anpuh promove um novo curso para Professores de História: "Os Trabalhadores na História Contemporânea dos EUA", ministrado pelo Professor William Mello, da Universidade de Indiana.

O curso acontecerá aos sábados e tem carga horária de 40 horas e inicia no dia 18 de Janeiro. As inscrições podem ser feitas na Casa da Anpuh a partir do dia 7 de Novembro gratuitamente.

Tiago Santana fala sobre "O Chão de Graciliano" na Casa da Anpuh

Natural de Crato, Tiago Santana abandonou Engenharia Mecânica para se dedicar à fotografia. Realizou seu primeiro trabalho, o livro «Benditos», utilizando o preto e branco para capturar a realidade do povo de Juazeiro. «O Chão de Graciliano», realizado em conjunto com Audálio Dantas, responsável pelos textos, procura retratar a atmosfera na qual viveu Graciliano Ramos e na qual suas histórias foram ambientadas.                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Agora, como parte da homenagem aos 70 anos da mais conhecida obra de Graciliano Ramos, "Vidas Secas", e dentro da programação do VI Seminário de Pesquisa do Departamento de 
História da UFC, Tiago Santana estará na Casa da Anpuh, dia 11 de novembro, às 19h.  
 Num bate-papo informal, o autor falará de suas experiências pelos caminhos de Graciliano e da feitura de seu livro.

Apareça. Nossa Casa está de portas abertas.