quinta-feira, outubro 9

Sobre a Bolívia Contemporânea


Autor de "Bolívia Jakaskiwa" debate obra e governo boliviano em Fortaleza

O jornalista e escritor Raimundo Caruso lança, no próximo dia 10 de outubro, em Fortaleza, o livro "Bolívia Jakaskiwa", que trata de temas da atualidade boliviana.

O racismo na Bolívia é um dos mais violentos da América. A análise é do jornalista e diretor da editora Unisul, Raimundo Caruso, autor do livro Bolívia Jakaskiwa: mudanças políticas, povos indígenas, educação e reforma agrária. Em Fortaleza, o lançamento da obra, seguido de debate, ocorre no próximo dia 10 de outubro, às 9h30min, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Benfica.

"Bolívia Jakaskiwa" trata de temas como o resgate da economia e da justiça comunitárias, além da reforma agrária e a luta contra o racismo, e as mudanças promovidas pelo governo Evo Morales. Assim como as razões da oposição das províncias do oriente do país, como Santa Cruz, o reduto dos latifundiários e grandes pecuaristas que querem evitar a reforma agrária e se apropriar das reservas de gás e petróleo da nação. A obra, que tem participação da esposa de Raimundo Caruso, Mariléa Caruso, está sendo lançada em várias cidades brasileiras e vendida pela internet.

Os autores percorreram o país em janeiro de 2008, e entrevistaram dezenas de pessoas, entre historiadores, políticos, líderes indígenas, economistas e professores universitários. País com dez milhões de habitantes e pouco mais de um milhão de quilômetros quadrados, a Bolívia é hoje um dos mais dinâmicos centros políticos da América Latina.

Raimundo Caruso e Mariléa Caruso são autores de outros livros que falam sobre a Amazônia, Nicarágua, os Açores, República Dominicana e as aventuras dos jangadeiros nordestinos, além de romances e poemas.

"Bolívia Jakaskiwa" tem 294 páginas, custa R$ 20,00, e pode ser pedido pelo e-mail: rbolivia@gmail.com.


Datas e locais

Dia 10 de outubro
Hora: 9h30min
Local: Auditório da Reitoria da UFC


Debate com o autor e representantes de movimentos sociais
Hora: 18h30min
Local: Casa da Anpuh - Secretaria do XXV Simpósio Nacional de História.
Área II do Centro de Humanidades da UFC (depois do bloco didático de Biblioteconomia)
Avenida da Universidade, nº 2.700, Benfica


Entre em nossa comunidade e venha conhecer a nossa casa!
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71813637

Nenhum comentário: