terça-feira, fevereiro 3


Baseado no texto inédito do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, o espetáculo teatral Curral Grande traz à cena o ambiente social e político que enclausurou, antes do surgimento dos campos nazistas alemães, milhares de cearenses em campos de concentração.

A seca e a peste de 1932 formam o pano de fundo em que se estabeleceram os campos, conhecidos como currais do governo, onde os emigrantes sertanejos eram forçados a confinar-se. O saldo dessa política pública foi a dizimação de milhares de cearenses, mortos pela fome e por doenças.

A montagem contemporânea dirigida por Joca Andrade procura dialogar com o conceito da Comédia e da Tragédia e com os princípios estéticos do que se convencionou chamar de realismo seletivo.O espetáculo, que marca a formatura da turma de 2007 do Curso de Arte Dramática (CAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), coloca, através de uma montagem minimalista, o ator no epicentro da cena e como sujeito essencial da ação.

A peça conta com a assistência de direção de Kelva Cristina, consultoria de direção de Ricardo Guilherme e Ghil Brandão, além de figurinos de Valéria Albuquerque e Li Mendes, supervisão musical de Poty Fontenele e iluminação de Neto Brasil. A proposta busca uma reflexão política e incentiva a conscientização sobre a história recente do Ceará.

A peça inicia sua temporada de 2009 em fevereiro, no teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, todos os sábados, às 20h.

(fonte: http://www.overmundo.com.br/agenda/curral-grande)

Nenhum comentário: