A solenidade de abertura do XXV Simpósio Nacional de História será realizada no dia 12 de julho, a partir das 18h30min, no Theatro José de Alencar. O evento, que ocorre a cada dois anos, é o mais importante da área e tem como objetivos a difusão da produção acadêmica, a promoção do debate e o estímulo ao conhecimento. Cerca de seis mil participantes são esperados, entre professores, pesquisadores e estudantes, nessa edição que tem como tema “História e Ética”.
Na ocasião será entregue o Prêmio Nacional Tese Anpuh e será proferida a conferência “História e Ética”, pelo presidente da Associação Nacional de História (Anpuh), Manoel Salgado Guimarães. Às 19h30min, será aberta a exposição Traços, com curadoria de José Cleuton do Nascimento (IPHAN) e realizada homenagem ao centenário de nascimento do paisagista Roberto Burle Marx, que projetou os jardins do Theatro.
O XXV Simpósio Nacional de História é promovido pela Associação Nacional de História (Anpuh), entidade criada em 1961, e que representa a comunidade dos profissionais da área de História e luta pelo aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa histórica. A realização é da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anpuh Nacional e Anpuh Ceará. O evento conta com a parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Abertura do Simpósio Nacional de História
Dia: 12 de julho
Hora: 18h30min
Local: Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, s/n).
Sobre o Prof. Dr. Manoel Luiz Salgado Guimarães
Graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (1977) e fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em História pela Freie Universitat Berlin (1987) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da ANPUH nacional.
Sobre o Simpósio Nacional de História
De 12 a 17 de julho, uma vasta programação composta por conferências, minicursos e mesas-redondas, discute temas como escravidão, religião, cultura visual, educação, relações de gênero, música, teatro, cinema, ciência, saúde, meio ambiente, imigrações, colonização, imprensa, trabalho, fronteiras, identidade, indígenas, insurreições, políticas públicas, crimes, entre outros. Foram organizados 85 Simpósios Temáticos, onde ocorrem 3.505 comunicações. Historiadores de referência nacional e internacional realizam conferências sobre temas como “história e gênero”, “capitalismo, crise e ética”, “história oral”, “ética e narrativa biográfica”.
O evento será realizado no Campus do Benfica, que sofrerá adaptações na utilização de seus espaços para abrigar o público participante. A Praça das Artes, dos Livros e da Leitura (no estacionamento da Faculdade de Arquitetura) abrigará estandes para feira de livros com participação majoritária de editoras universitárias, além de exposições de artesanato de várias partes do Ceará. A Área 2 (onde funcionam os cursos de Comunicação Social, História, Biblioteconomia e Psicologia) abrigará uma praça de alimentação. A Área 1 (Bosque de Letras) receberá a Tenda da História, com a exposição de cerca de 600 pôsteres de iniciação científica de estudantes de graduação.
A Reitoria abrigará salas de apoio para conferencistas e para credenciamento de coordenadores, além de exposição de espécies nativas de orquídeas. Na Concha Acústica ocorrerá a maior parte das conferências. Exposições de artes plásticas, artesanato e fotos, peças teatrais, debates de filmes, feira de livros e lançamentos diários de publicações, além de shows fazem parte da programação cultural do evento.
Realização: UFC, Anpuh, Anpuh-Ce
Patrocínio: Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Fortaleza e BNB.
Mais informações:
Ana Rita Fonteles (Assessora de Imprensa do XXV Simpósio Nacional de História): 9167-86-08/anaritafonteles@uol.com.br).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Queria, saber como faço para me inscrever?
Postar um comentário